Revendo Chaplin – Monsieur Verdoux

*** Spoiler Alert!  Esse post contém spoilers sobre o filme.  Leia por conta e risco! ***

Há tempos eu não assistia aos filmes de Charles Chaplin.   Agora que a obra completa foi lançada em DVD,  não pude deixar de me dar de presente essa excelente coletânea de curtas, longas e documentários sobre o gênio que foi Chaplin.  

Partindo de uma idéia de Orson Welles, sobre Henri Désiré Landru, um assassino em série francês, conhecido com Barba Azul,  Chaplin nos apresenta Henri Verdoux, um filósofo e assasino em série de mulhers que as atrai e as mata, depois de conseguir se apoderar de suas fortunas.

Ao contrário de suas comédias mais famosas, onde Chaplin utilizava muita luz,  nesse filme o ambiente noir, cheio de sombras e tonalidades de cinza deixa esse filme uma obra de, ao mesmo tempo suspense e humor.

A sequência em que ele sobe as escadas antes de assassinar mais uma das suas mulheres é digna de Alfred Hitchcock,  um suspense formidável, com uma iluminação ao mesmo tempo sombria e artística (vide a imagem abaixo).

Chaplin

Nessa sequência Chaplin cita o mito grego de Indimião, o pastor que teria se apaixonado pela Lua (Selene) e escolheu dormir eternamente para não perder sua juventude.

Condenado, Verdoux faz um emocionante discurso no tribunal, afirmando que a guerra era mais cruel que ele.

Considerações religiosas e filosóficas são levantadas no filme, como na visita do padre na cadeia, antes da execução:

Foi nesse filme, lançado em 1947, que Chaplin abandonou de vez o seu mais famoso personagem, o vagabundo Carlitos.   Mesmo assim, alguns gestos e nuances do vagabundo ainda aparecem no  Monsieur Verdoux.Verdoux para o padre:  “-Olá, meu bom homem, o que posso fazer pelo senhor?”

A sequência final do filme, que mostra Verdoux sendo levado para a sua execução, é magistral e, curiosamente, foi a primeira sequência que Chaplin filmou quando fez o filme.

verdoux

Sobre Marcus

Sou viajante, marítimo, gosto de fotografia, cinema, artes em geral.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s